Centro de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Costeiras

Sumário

Mucavele et al (1998). Estudo Socio-Económico-Cultural do Posto Administrativo da Praia de Xai-Xai
Resumo
A zona costeira compreendida entre a zona da chamada Praia-Velha e o Hotel do Chongoene, pertence ao Distrito de Xai-Xai e é tida como um dos mais belos destinos turísticos na zona sul de Moçambique.

A zona é tida também como fonte de riqueza natural para a população residente circunvizinha, nomeadamente dos Bairros de Chinunguine, Macamuine e Praia-Cimento. Na praia, são colhidas espécimens marinhas (o molusco, a lagosta, outros bivalves), nas dunas são cortadas árvores para a produção de lenha e carvão, no topo de algumas dunas são feitas machambas, aos turistas são vendidos artesanato e serviços nos hotéis, casas e restaurantes encontra-se emprego, etc.

O projecto moz/3210-96/12, financiado pela Comunidade Europeia, executado pelo GTA (Grupo de Trabalho Ambiental) e implementado pela Unidade de Gestão Costeira do MICOA, tem trabalhado junto destas comunidades para apoiar no estabelecimento de melhores formas de gestão dos recursos naturais costeiros disponíveis.

Um trabalho social desta envergadura, requer um conhecimento profundo sobre hábitos culturais, situação económica, e outros aspectos sociais que tanto podem contribuir para o sucesso ( ou o insucesso) de qualquer iniciativa conjunta de gestão de recursos naturais. Não só os estudos acima referido devem servir de base para a programação de actividades, como também os mesmos devem ter lugar com a regularidade necessária para que alterações a estratégias erradas possam ter lugar.

O presente trabalho inscreve-se dentro destes princípios e vem completar a avaliação anterior anterior feita ao projecto.

O GTA agradece o trabalho da equipa técnica envolvida neste estudo, bem assim como a todos que a apoiam no decorrer do trabalho de campo.