Centro de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Costeiras

Sumário

Pereira (2000). Levantamento Bibliográfico da Investigação nos Recifes de Coral em Moçambique
Sumário
Moçambique, dentro da sua extensa linha costeira, possui vastas áreas de recifes de coral. Estes ecossistemas caracterizam-se por uma elevada biodiversidade, abundância e riqueza estética. Estes factores conjugados, tornam os recifes de coral, num dos ecossistemas costeiros mais importantes para a economia do País, não só como fonte de proteína animal para as populações costeiras, mas também como fonte de divisas derivadas da indústria turística.

Apesar da importância destes ecossitemas, o conhecimento sobre a ecologia, distribuição, estado de conservação e outros aspectos, é muito escasso. O grau de protecção e medidas de gestão dos recursos disponíveis nestes ecossistemas, são igualmente limitadas. Assim, tem-se assistido a uma clara degradação biofísica dos recifes do País derivada, de factores naturais e antropogénicos.

Para responder a esta questão, iniciou-se em 1998 um Programa de Gestão de Recifes de Coral de Moçambique (PGRCM), sob coordenação da Unidade de Gestão Costeira do MICOA, em colaboração com várias instituições nacionais e estrangeiras.

Dentre os vários objectivos deste programa conta-se "…a recolha e síntese de informação relevante e dados científicos para apoiar a gestão destes ecossistemas…". Para facilitar a investigação e recolha de informação sobre os recifes de coral em Moçambique, sentiu-se a necessidade de compilar uma lista dos trabalhos já efectuados. Assim, surge o presente trabalho. O principal critério de selecção das refências bibliográficas, foi o facto de os trabalhos de investigação terem sido efectuados em Moçambique por investigadores nacionais ou estrangeiros.

Investigadores, académicos, estudantes, gestores e outras partes interessadas poderão encontrar uso para o presente trabalho. Espera-se que este estimule a investigação, desenvolvimento, gestão, planeamento e tomada de decisão em assuntos directamente relacionados com os recifes de coral em Moçambique. Espera-se igualmente, que possa promover a facilidade de acesso e troca de informações. Poderá também, ajudar na identificação de certas lacunas no actual conhecimento e servir para se direccionar os estudos futuros.

Um total de 75 referências bibliográficas foram incluídas. São apresentadas por ordem alfabética dos autores e a sua procura é auxiliada por dois índices: de autores e de assuntos chaves.

Várias individualidades e instituições colaboraram na colecta da informação aqui apresentada. Destacam-se a Dra. Helena Motta e o Dr. Hermes Pacule do Centro de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Costeiras, o Dr. Phil Heemstra, Sra. Elaine Heemstra e Sr. Victor Clarke do J. L. B. Institute of Ichthyology (Grahamstown - RSA) e o Dr. Michael Schleyer do Oceanographic Research Institute (Durban - RSA). À DANIDA, agradece-se todo o apoio logístico e financeiro.

Este levantamento não pretende ser uma listagem final, por isso sugestões e contribuições por parte dos leitores são bem vindas.

As opiniões aqui expressas, não correspondem necessariamente às do Governo de Moçambique nem da DANIDA.