MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Bem Vindo 
Zona Costeira 
Aprendizagem Sobre Mangais 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Conferências 
Investigação 
Publicações 
Cursos em Gestão Costeira 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 

separator

EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental
Visão, Estratégia e Plano de Acção da Ecoregião Marinha da África Oriental

EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental

A EAME, geograficamente cobre a faixa costeira dos países do oriente africano, da Somália à África do Sul.
As espécies e os habitates da costa Oriental de África são de importância crítica para o desenvolvimento económico e bem estar social. Esta relação fundamental reflecte-se a todos os níveis da sociedade, dos hábitos e tradições de pequenas comunidades locais a políticas de alto nível (PARPAs, Estratégias Nacionais para o Desenvolvimento Sustentável), e a convenções internacionais (Nairobi, Jakarta). No entanto, com o rápido crescimento populacional colocando pressão crescente em recursos naturais limitados, as bases do ambiente marinho estão sob grave emaça. Os estoques pesqueiros estão a ser dizimados, a erosão costeira está ameaçando populações e infra-estruturas turísticas, e espécies raras estão sendo conduzidas á extinção.

Objectivos:

O objectivo principal é o da aproximação dos Países da ecoregião por forma a assegurar a saúde ambiental a longo prazo e o desenvolvimento sustentável com a integração de prioridades locais, nacionais, e regionais.

Os membros do projecto reconhecem que todos os países da ecoregião abrigam recursos importantes do biodiversidade e se beneficiam de seus muitos usos, o governo interessado e as instituições não-governamentais (ONG’s) dos estados litorais adoptaram uma aproximação inovativa a escala regional de conservação da Ecoregião e do planeamento da sua conservação.

A finalidade original actual é destacar o papel original que Moçambique joga nesta aproximação regional e para traçar para fora das acções específicas, que juntam objectivos ambientais e desenvolvimento nacionais e regionais. Os planos de acção similares estão sendo desenvolvidas simultaneamente em Kenya e em Tanzânia, e o processo total está sendo coordenado pelo secretariado da Ecoregião, abrigado actualmente no escritório da WWF em Dar es Salaam (Tanzania).

Papel do CDS-ZC na investigação:

O CDS-ZC é o secretariado nacional. Neste momento o EAME apoia a criação das áreas de conservação marinha: na Ponta de Ouro, Bilene e Quirimbas.

Para mais informação pode visitar a página EAME:
- Ecoregião Marinha da África Oriental (EAME)

breves
Breves4 de Julho de 2017: Página Web revista
Breves1 de Setembro de 2009: Reunião do Comité Directivo da Componente Desevolvimento Costeiro
©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições