O Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras (CDS-ZC) do Ministério para a Coordenação de Acção Ambiental (MICOA), na qualidade de organizador, convidou à todos os interessados a submeter contribuições (comunicações científicas) para a 3ª Conferência Nacional sobre o Papel da Investigação na Zona Costeira que se realizou nos dias 28 a 30 de Julho de 2004.
Objectivos
O objectivo geral desta conferência foi de juntar os cientistas e gestores de zonas costeiras em Moçambique para apresentar e debater os seus trabalhos de investigação pura e aplicada realizados desde a 2ª Conferência Nacional sobre a Investigação na Zona Costeira e identificar direcções futuras para próximos 3 anos e lacunas de conhecimento, necessárias para uma gestão costeira integrada.
Objectivos específicos
1.Rever o estágio da investigação nas zonas costeiras realizado nos últimos anos.
2.Identificar áreas prioritárias de investigação para a gestão integrada da zona costeira.
3.Recomendar sobre a intervenção e contribuição da investigação para no futuro programa nacional para gestão integrada da zona costeira.
4.Constituir um fórum de discussão entre gestores, decisores e investigadores.
Os participantes tiveram também a oportunidade de discutir e estabelecer formas da comunidade científica divulgar os seus trabalhos e apoiar a gestão dos recursos costeiros em Moçambique.
Os temas da conferência foram apresentados em secções de especialidade. Paralelamente às apresentações de especialidade, os cientistas e outros técnicos tiveram a oportunidade de discutir outros temas de actualidade moçambicana, nomeadamente o estado de investigação na zona costeira, parceiros, oportunidades, desafios e problemas.
Temas da Conferência
A conferência irá debruçou-se sobre os seguintes temas:
Processos naturais físicos
(Processos Oceanográficos: massas de água, marés, ondas oceânicas, correntes; Mudanças Climáticas Globais: El-ninõ, cheias/seca; Climatologia; Processos Geológicos; Erosão; Processos Hidrológicos, etc.);
Interacção Homem - Ambiente
(Poluição microbiológica e química, impactos ambientais, efeitos da pesca, aquacultura, desenvolvimento costeiro, valor dos ecossistemas, gestão baseada em comunidades locais, custos e benefícios, conflitos de terra, turismo sustentável, etc.);
Recursos Biológicos e Ecossistemas costeiros
(Recursos pesqueiros, recursos da zona entre-marés, recifes de coral, estuários, mangais, ervas marinhas, terras húmidas, etc.);
Aspectos legais e institucionais
(Legislação, tutela administrativa, autoridade comunitária, mecanismos de gestão, programas de gestão, planos de desenvolvimento, coordenação entre sectores, legislação costeira.).
Mais informações sobre a III Conferência Nacional sobre a Investigação na Zona Costeira