O PUMPSEA é um projecto financiado pela UE e é liderado ICAT-FCUL e pelo IMAR. O projecto visa demonstrar as vantagens ecológicas e económicas dos mangais peri-urbanos na mitigação da poluição de origem urbana. No âmbito da investigação prevê-se o desenvolvimento de uma estação de tratamento de águas residuais piloto, localizada em Dar es Salaam (Tanzânia) e a identificação de mangais, com potencial de conservação e recuperação, em Moçambique, Quénia e Tanzânia. A problemática do planeamento e gestão da conservação dos mangais será outro aspecto a ser avaliado no âmbito do PUMPSEA.
O objectivo é demonstrar a capacidade ecológica, com consequências económicas positivas, que os mangais têm ao filtrarem as águas residuais urbanas e ao diminuírem a poluição costeira.
Área de Acção do Projecto
Moçambique, Quénia e Tanzânia.
Instituições Parceiras
12 instituições ligadas a diferentes áreas, pertencentes a 9 países - Tanzânia, Quénia, Moçambique, Itália, Bélgica, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Portugal.
Para o caso de Moçambique a instituição envolvida e a UEM, que por sua vez, subcontratou o CDS - Zonas Costeiras para desenvolver a componente da Governancia no projecto.
Neste momento o projecto encontra-se na fase de elaboração dos relatórios finais.
www.pumpsea.icat.fc.ul.pt