MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Bem Vindo 
Aprendizagem Sobre Mangais 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Conferências 
Investigação 
Publicações 
Cursos em Gestão Costeira 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 
EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental 

separator
Zona Costeira
Definição
Ecossistemas
Espécies Ameaçadas

Gestão


Os grandes objectivos da Gestão Integrada da Zona Costeira podem definir-se da seguinte maneira:

- Reforço do conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas que envolvem recursos naturais e que são únicos nas zonas costeiras bem assim como a sua sustentabilidade dentro do contexto de uma grande variedade de actividades humanas;
- Optimização do uso múltiplo dos sistemas de recursos naturais através da integração de informação sobre aspectos ecológicos, sociais e económicos;
- Promoção de abordagens interdisciplinares e cooperação e coordenação intersectorial na abordagem de problemas de desenvolvimento complexos e na formulação de estratégias integradas para a expansão e diversificação de actividades económicas;
- Promoção do princípio do desenvolvimento sustentável e protecção da biodiversidade como parte do mesmo binómio;
- Promoção do princípio da igualdade de direito de acesso aos recursos naturais, em especial por parte de quem deles depende na totalidade, na geração presente, e promoção da equidade entre gerações;
- Assistir os governos e decisores a melhorar a eficiência e aproveitamento do investimento de capital, assim como dos recursos humanos e naturais, em atingir os seus objectivos económicos, sociais e ambientais, assim como cumprir com as obrigações internacionais respeitantes ao ambiente marinho e costeiro;

O que diferencia a GIZC das outras formas de planeamento é que ela facilita a optimização dos benefícios económicos e sociais derivados do uso dos recursos naturais: onde o desenvolvimento sustentável depende dos recursos renováveis gerados pelos sistemas costeiros, tais como os estuários, a GIZC facilita a gestão de múltiplo uso que mantém a integridade funcional do sistema e um constante renovar dos recursos.

Metodologias de Gestão Integrada da Zona Costeira

Podem definir-se, de entre várias, as seguintes "boas prácticas" que se devem aplicar em todas as circunstâncias em que decorre um processo de gestão integrada da zona costeira:

- Adoptar uma abordagem sistemática e incremental no desenvolvimento de programas de GIZC
- Envolver o público, a sociedade civil e o sector privado no processo de GIZC;
- Integrar no processo de GIZC informacão ambiental, económica e social desde o seu início;
- Estabelecer mecanismo para a integração e a coordenação;
- Estabelecer mecanismos de financiamento sustentáveis;
- Desenvolver e utilizar capacidades de GIZC a todos os níveis;
- Monitorar a eficiência dos projectos e programas de GIZC

A prática da Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC)

Por causa de todas as características atrás enumeradas, seria um grande erro que apenas um organismo, ou uma instituição fizesse a gestão da zona costeira. Assim, os três princípios pelos quais se deve reger a gestão da zona costeira são a participação, a coordenação e a integração.

Com a participação requere-se que, em primeiro lugar os verdadeiros donos da zona costeira se beneficiem de qualquer forma de desenvolvimento: as comunidades locais, os residentes, o sector privado que quer aí desenvolver a sua actividade. Em segundo lugar, todas as outras instituições, ONGs, organizações que têm um papel na zona costeira têm que também participar no processo decisório sobre a zona.

Por coordenação entende-se que nenhuma actividade deve ser desenvolvida na zona costeira sem estar devidamente enquadrada. Como já atrás foi referido, muitas instituições jogam o seu papel na zona costeira, com diferentes mandatos, diferentes funções. Cada uma destas instituições tem o seu programa sectorial, as suas leis, os seus regulamentos, a sua própria fiscalização. Todos juntos devem ter a devida coordenação.

Finalmente, o princípio da integração, fundamental para que haja um desenvolvimento harmoniosos na zona costeira: o desenvolvimento deve ser um só, os planos de desenvolvimento e as estratégias devem integrar as várias estratégias de cada sector, assim como harmonizá-las.

A prática da GIZC em Moçambique

Em Moçambique, a urgência da gestão da zona costeira é evidente. A mesmo tempo que se pode afirmar que não há problemas graves ambientais e de uma maneira generalizada, pode dizer-se que há um potencial muito grande de agravamento de alguns problemas. A malária, a erosão costeira e nas cidades, o desmatamento à volta das cidades, o HIV, o mau funcionamento das redes de esgotos e sistemas de recolhas de lixo urbano, as queimadas sistemáticas e descontroladas, e as práticas erradas de agricultura familiar, a falta de controlo sobre as espécies protegidas e em perigo de extinsão, entre outros, são alguns dos actuais problemas ambientais dos nosso dias. Já são enormes os conflitos, patentes e latentes em algumas zonas, sobre o uso de alguns recursos naturais, sobretudo nas zonas costeiras

O Comité Técnico Inter-Institucional

No contexto acima referido, a primeira prioridade logo que foi criada a Unidade de Gestão Costeira (UGC) do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA), em 1996, foi o estabelecimento de um Comité Técnico Inter-Institucional para a Gestão Costeira. Trata-se de um comité ainda ad-hoc, mas que se espera venha a ser institucionalizada.

Comité locais de nível Provincial e Distrital estão também a ser criados à medida que novas actividades têm lugar no contexto das actividades do CDS ao longo da costa de Moçambique.

Estratégias de Desenvolvimento

A prioridade seguinte do CDS é o estabelecimento de planos e estratégias de desenvolvimento de nível local, especificamente na zona costeira dos Distritos.

Como metodologia, é feito o levantamento de dados socio-económicos e bio-físicos, no que resulta o perfil ambiental da zona. Este levantamento é feito com especialistas nas diversas disciplinas das ciências naturais, sociais económicas e de planeamento.

Com base em informação científica e nas discussões com agentes locais - os chamados beneficiário/utilizadores (stakeholders) da zona costeira - os maiores problemas ambientais e de desenvolvimento são assim identificados. Tomando estes mesmos elementos como pressupostos e, com base numa perspectiva de crescimento económico e populacional da zona, e nas oportunidades de desenvolvimento local, uma estratégia é então traçada. Esta estratégia vai de novo aos beneficiários/utilizadores da zona costeira para revisão. Como se pode ver, é obrigatório que processo seja muito participativo, isto é, em todas as fases de definição, a população local é consultada, bem assim como outros elementos ou organizações civis e privadas.

A devida publicidade do assunto é também feita. Na aprovação da estratégia de desenvolvimento da zona, perspectiva-se já planos concretos de acção a curto, médio e longo prazos.

Para se abordar a problemática da zona costeira, para nela se trabalhar, é preciso que se trabalhe de uma maneira participatória, coordenada e integrada. E uma das ferramentas mais comummente utilizadas é a gestão integrada da zona costeira.

Através da participação, garante-se, em primeiro lugar, que as comunidades locais e outros interessados/utilizadores da zona costeira (os chamados "stakeholders") sejam os primeiros beneficiários. Com a coordenação, garante-se que as diferentes instituições com papel de gestão ou fiscalização na zona costeira, não funcionem de uma maneira sectorial apenas. Com a integração, garante-se que a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável sejam as duas fases de uma mesma moeda, e que os processos de dsenvolvimento que se preconiza para aquela região geográfica, entrem em conta com os diversos factores que caracterizam a zona costeira.


Veja também:
Definição

Zonas costeiras são zonas que podem ser classificadas como a interface entre terra e a água, zona onde acaba a influência do mar/rios/lagos e começa a influência da terra, ou vice-versa, zona intermédia entre terra e superfícies aquáticas.

Em Moçambique, a zona costeira define-se como sendo áreas compreendidas entre o limite interior terrestre ou continental de todos os distritos costeiros, incluindo os limítrofes do lago Niassa e albufeira de Cahora Bassa, até 12 milhas mar dentro.



Ecossistemas

De entre os ecossistemas tipicamente costeiros, os mangais, os recifes de coral e os tapetes de ervas marinhas são dos mais importantes. Estes ecossistemas, são, no seu conjunto, responsáveis pela maior parte da produtividade marinha e costeira (fitoplâncton, peixe, moluscos, crustáceos, etc.), pela estabilidade da zona costeira (os corais e os mangais protegem a costa contra a erosão), pela qualidade da água do mar que os mangais mantém como filtros, etc.



Espécies Ameaçadas

Diferentes espécies de tartarugas e mamíferos marinhos foram identificadas na costa moçambicana, algumas em risco.




breves
Nenhuma notícia nesta categoria, de momento...

©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições