MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Integração no Currículo Escolar Local 
Material de Comunicação 
Estudos 
Apresentações sobre Mangais 

separator
Bem Vindo 
Zona Costeira 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Conferências 
Investigação 
Publicações 
Cursos em Gestão Costeira 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 
EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental 

Programas RESILIM
The RESILIM program

Programas RESILIM

O programa RESILIM visa melhorar a gestão transfronteiriça da bacia do rio Limpopo e melhorar a resiliência das pessoas e dos ecossistemas.
As actividades e iniciativas do RESILIM focalizam as relações existentes entre as mudanças climáticas, biodiversidade, água e meios de subsistência.
1. Conservação da Biodiversidade
RESILIM visa:
Melhorar a conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos ecossistemas sensíveis
Melhorar as práticas de gestão de recursos naturais para atenuar as ameaças à biodiversidade
Melhorar a integridade ecológica e resiliência das áreas de conservação prioritárias e integração dos aspectos das mudanças climáticas nos planos de conservação da biodiversidade, para boa gestão da água da bacia e outros recursos naturais.
2. Mudanças Climáticas
RESILIM visa:
Reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas das comunidades e ecossistemas da bacia
Promover a ciência e tecnologia para apoiar e melhorar a capacidade de tomada de decisão e desenvolvimento estratégico para adaptação às mudanças climáticas
Melhorar a conservação e gestão da água precavendo-se dos impactos negativos das mudanças climáticas
Aumentar o conhecimento e consciência dos políticos e outros tomadores de decisões, a fim de integrar as estratégias de adaptação às mudanças climáticas nos planos de longo prazo.
3. Água
RESILIM apoia:
A implementação da qualidade da água e gestão da procura de projectos
Ajuda a melhorar o conhecimento sobre gestão dos fluxos ecológicos.
4. Modos de Subsistência
RESILIM trabalha:
Em coordenação com organizações governamentais e não-governamentais locais para melhorar e diversificar os modos de subsistência, para aumentar a consciência das comunidades, no contexto dos impactos das mudanças climáticas, através de criação de alternativas de geração de rendimentos baseadas em conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Apoio à Gestão dos Recursos Naturais no Estuário do Rio Limpopo
O RESILIM trabalhou em parceria com o Centro para o Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras (CDSZC) no seu Programa de Restauração de Mangal, no Estuário do Rio Limpopo, Distrito de Xai-Xai, Sul de Moçambique (dentro da RAA 8).
No terceiro ano o RESILIM fez a avaliação económica e ambiental para a sustentabilidade de reflorestamento do mangal, mapeou o mangal do estuário do rio Limpopo, melhorou o viveiro comunitário de mangal, desenvolveu estratégia de comunicação, incluindo material de comunicação destinado às escolas e apoiou a plantação de cerca de 100.000 plântulas de mangal em cerca de 20 hectares de área degradada.
Em 2017 apoiou a plantação de mais 100.000 plântulas de mangal e RESILIM está consolidando seu trabalho nesta área através do apoio ao CDSZC no estabelecimento de um "Centro de Aprendizagem sobre os Mangais" e implementando a estratégia de comunicação desenvolvida na fase 1, para garantir a consciência contínua da importância do ecossistema do mangal para a comunidade local como meio de subsistência.
Para a sustentabilidade do programa, o RESILIM melhorou a capacidade técnica do CDSZC para busca financiamento para continuidade de reabilitação de mangal a longo prazo, através de capacitação dos seus técnicos em desenho de projectos.

breves
Breves4 de Julho de 2017: Página Web revista
Breves1 de Setembro de 2009: Reunião do Comité Directivo da Componente Desevolvimento Costeiro
©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições