Notas Didácticas
Os mangais estão sob ameaça constant de ambos os factores naturais e humanos (Plano de Aula 3). Os mangais podem, no entanto, ser fortalecidos para resistir a estas ameaças ou, recuperar rápidamente dos impactos negativos. A capacidade para fazer isto é o que significa mangais “resilientes”.
Reforçando a resiliência dos mangais significa que 1) temos de compreender como os mangais responderão às alterações climáticas tais como um aumento da temperatura, subida dos níveis do mar, maior frequência das tempestades tropicais e precipitação menos previsível; e 2) o que os humanos podem fazer para fortalecer a resiliência dos mangais.
Na Lição 3, aprendemos que a alteração climática é uma ameaça natural aos mangais. Menos precipitação significa que a costa se tornará mais seca, o que significa que os mangais terão uma estatura de árvores mais baixa e menos biodiversidade. Se a precipitação aumentar, as inundações, a erosão e a enorme sedimentação será um problema. As espécies de mangal demonstraram tolerâncias diferentes às mudanças do nível do mar ou aumento das tempestades. Ao identificar quais mangais podem resistir aos diferentes tipos de mudanças, podemos semear os mangais correctos e plantá-los ao longo das margens do rio para aumentar o número de árvores de mangal.
Temos de repensar a questão da colheita dos mangais para lenha e material de construção – existem, eventualmente, outras árvores que podemos utilizar?