Notas Didácticas
Os mangais são árvores e arbustos que vivem na zona entre o oceano e a terra. Os mangais obtêm o seu oxigénio através das raízes aéreas ou raízes pneumatóforas que se encontram expostas fora do solo no ar. Os mangais são capazes de viver numa mistura de água salgada e água doce, dado que conseguem expelir o sal através das suas folhas.
Existem igualmente bastantes animais que vivem no ecossistema de mangal tais como o camarão, caranguejo e peixe que têm de viver, alimentar e reproduzir num ambiente dominado pela lama e a água, aonde o volume de água e lama está constantemente a mudar. Quando a maré baixa, os níveis de água caem. As poças de água podem estar frescas à noite e quase a ferver durante o calor do dia. As poças que são sobretudo determinadas pela precipitação poderão chegar a ser bastante salgadas durante os tempos de seca, que depois são inundadas rapidamente com água doce após as chuvas. O alimento é abundante, mas poderá ser salgado, indigestível ou na forma de pequenas partículas.
Alguns animais são intertidais, significando que durante a maré cheia os animais estão debaixo de água, e durante a mare baixa estão à superfície. Outros animais aquáticos tais como os peixes estão sempre submersos debaixo de água. Estes animais adaptaram-se para viverem neste ambiente variável.
Ver a tabela abaixo para observar como os animais intertidais e de água salgada satisfazem as suas necessidades através da adaptação.