MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Bem Vindo 
Zona Costeira 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Conferências 
Investigação 
Publicações 
Cursos em Gestão Costeira 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 
EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental 

separator
Aprendizagem Sobre Mangais
Integração no Currículo Escolar Local
Planos de Lições
Plano de Aula 1: Introdução Sobre Mangais
Plano de Aula 2: Benefícios das Florestas de Mangal
Plano de Aula 3: Ameaças às Florestas de Mangal
Plano de Aula 4: Reforçando a resiliência dos mangais
Plano de Aula 6: Como é que funciona o ecossistema de mangal
Aprendizagem Sobre Mangais Integração no Currículo Escolar Local

Plano de Aula 5: Visita de Estudo – Os mais velhos aprendendo dos mais novos, os mais novos aprendendo dos mais velhos


Visita de Estudo – Os mais velhos aprendendo dos mais novos, os mais novos aprendendo dos mais velhos

Notas Didácticas
Os alunos passam um dia no campo interagindo com os líderes comunitários.
Encorajar os alunos a fazerem perguntas aos líderes comunitários sobre os mangais, por exemplo, para que servem; porque é que é importante proteger os mangais; o que aconteceu durante as inundações de 2000 e de 2013; o que é que alunos podem fazer para ajudar a proteger os mangais.
Ao regressar à sala de aulas os alunos irão desenhar um quadro com tudo aquilo que viram durante a visita de estudo. Utilizar as perguntas abaixo para orientar os alunos.

Perguntas do Professor a colocar aos alunos ao regressar à sala de aulas para desenhar um quadro:
1. Qual foi a coisa mais fácil de encontrar? O que é que poderá ser?
2. Qual foi a coisa mais difícil de encontrar? Porquê?
3. Há mais alguma coisa que devemos acrescentar a este quadro? Porquê?
4. Que outros animais é que viram?
5. Que outras plantas é que viram?

Perguntas do Professor a colocar aos alunos depois do quadro estar desenhado:

Qual o papel dos mangais na sustentação do ecossistema (animais e plantas)?
1. O que dizem os anciãos sobre as utilizações dos mangais?
2. Como é que podemos proteger os mangais?


Plano de Aula 5: Visita de Estudo – Os mais velhos aprendendo dos mais novos, os mais novos aprendendo dos mais velhos -

Os mais velhos aprendendo dos mais novos, os mais novos aprendendo dos mais velhos


Veja também:
Plano de Aula 3: Ameaças às Florestas de Mangal

Neste exercício, os alunos ganharão uma compreensão das ameaças à existência dos mangais no estuário do Rio Limpopo



Plano de Aula 6: Como é que funciona o ecossistema de mangal

Como é que funciona o ecossistema de mangal



Plano de Aula 4: Reforçando a resiliência dos mangais

Neste exercício os alunos examinarão de novo as ameaças aos mangais e como os mesmos podem tornar-se mais resilientes para resistir a estas ameaças e impactos negativos. O exercício explorará o que a comunidade pode fazer para reforçar a resiliência dos mangais.




breves
Nenhuma notícia nesta categoria, de momento...

©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições