Notas Didácticas
Os alunos passam um dia no campo interagindo com os líderes comunitários.
Encorajar os alunos a fazerem perguntas aos líderes comunitários sobre os mangais, por exemplo, para que servem; porque é que é importante proteger os mangais; o que aconteceu durante as inundações de 2000 e de 2013; o que é que alunos podem fazer para ajudar a proteger os mangais.
Ao regressar à sala de aulas os alunos irão desenhar um quadro com tudo aquilo que viram durante a visita de estudo. Utilizar as perguntas abaixo para orientar os alunos.
Perguntas do Professor a colocar aos alunos ao regressar à sala de aulas para desenhar um quadro:
1. Qual foi a coisa mais fácil de encontrar? O que é que poderá ser?
2. Qual foi a coisa mais difícil de encontrar? Porquê?
3. Há mais alguma coisa que devemos acrescentar a este quadro? Porquê?
4. Que outros animais é que viram?
5. Que outras plantas é que viram?
Perguntas do Professor a colocar aos alunos depois do quadro estar desenhado:
Qual o papel dos mangais na sustentação do ecossistema (animais e plantas)?
1. O que dizem os anciãos sobre as utilizações dos mangais?
2. Como é que podemos proteger os mangais?
Os mais velhos aprendendo dos mais novos, os mais novos aprendendo dos mais velhos